segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O Amor Custa Caro



Deliciosa comédia dos Irmãos Coen sobre Miles, um advogado especialista em divórcios (George Clooney) e Marilyn Rexroth(Catherine Zeta-Jones), uma linda mulher especialista em impiedosos golpes do baú. Ele não conhece a palavra "derrota" dentro do tribunal. Ela, dentro de seus casamentos. Quando Miles se apaixona por Marilyn, é dado início um grande e hilariante jogo de Xadrez baseado em traições e esperteza de ambos, onde um tenta passar a perna no outro.
Eu sou suspeitíssimo para falar de algum filme dos Coen, Joel é disparado o meu diretor predileto. Sou fã desde a loucura exagerada e ao mesmo tempo lúcida até a abordagem psicológica sempre utilizada com muita inteligência, tanto nos dramas, quanto nas comédias. No caso do hilariante "O Amor Custa Caro", a ironia se junta a todos esses outros elementos, o tema do Romance água-com-açúcar é temperado com muita loucura, caracterizada logo no início da trama. Loucura esta que tem uma semelhança com a de Quentin Tarantino, principalmente nos detalhes das cenas, como as reações exageradas dos personagens, contribuindo para um mérito maior para a trama.
Com certeza não é mais uma obra-prima dos irmãos americanos. Se formos nos concentrar em suas comédias, "Matadores de Velhinha", por exemplo, tem mais qualidade. Mas é uma cutucada nos roteiros clichês dos longas água-com-açúcar, pois até o nome remete a eles. É como se fosse uma armadilha. Um convite bonito com bomba dentro. E com destino certo: Diretores de filmes não-autorais, que apenas dirigem os roteiros feitos por seus superiores. É uma bomba com a intenção de acabar com o cinema comercial. Pode não ser uma obra-prima dos Coen Brothers. Mas é um Coen.

Nome Original: Intolerable Cruelty
Direção: Joel Coen
Produção: Ethan Coen
Elenco: George Clooney, Catherine Zeta-Jones, Billy Bob Thornton
Gênero: Comédia
Distribuição: Universal Pictures
Roteiro: Robert Ramsey & Matthew Stone e Ethan & Joel Coen
Trilha Sonora: Cartel Burwell

Nenhum comentário:

Postar um comentário