Filme baseado na HQ de Alan Moore sobre os EUA durante a Guerra Fria e super-heróis existentes nesta época. Em 1977 fora aprovada a lei Keene, que visava a proibição de mascarados no combate ao crime. Após essa lei, muitos super-heróis abandonaram a profissão. O mundo vive um momento bipolar onde um ataque nuclear pode acontecer a qualquer momento. No meio de tudo isso, Edward Blake, identidade civil para o nem tão justiceiro Comediante, é assassinado em seu apartamento. No seu velório, se reencontram todos aqueles que costumavam salvar a sociedade atrás de identidades mascaradas. Entre eles, Rorschach, que decide investigar a morte de seu ex-companheiro. Após a investigação, ele começa a acreditar na existência de um assassino de mascarados.
Para quem não sabe, Alan Moore é um megaconceituado escritor de histórias em quadrinhos (particularmente sou MUITO fã) como a aclamada "V de Vingança", HQ que incusive já ganhou versão nas telonas. A história de V foi extremamente bem-recebida tanto com o público quanto com a crítica. Na época, era a melhor adaptação dos quadrinhos de Moore. Até 2009. "Watchmen" conseguiu a proeza de superar "V de Vingança" na maioria dos quesitos, em especial na fotografia, um dos detalhes mais bonitos do longa sobre os mascarados.
Diferentemente da outra adaptação de Alan Moore, "Watchmen" encanta desde o princípio, logo nos créditos iniciais, mostrando as aventuras dos super-heróis com a trilha magnífica de "The Times They Are a Changing" do mestre Bob Dylan. Méritos para o diretor Zack Snyder (o mesmo de "300' e "Madrugada dos Mortos"), que conseguiu contar uma história que se passa durante um acontecimento histórico, sem se tornar um épico, mas também sem deixar de tocar em pontos importantes, como o preço de vidas durante uma guerra.
Outro ponto positivo do longa é a humanização dos super-heróis. Nele, não há um super-homem cheio de valores. Há humanos que têm acesso de raiva, família e se aposentam. No mesmo patamar de "Sin City" e melhor que "300" e "V de Vingança", Watchmen se sagra como um clássico das adaptações de quadrinhos, destoando da péssima qualidade que os filmes desse gênero têm nos apresentado nos últimos anos.
Preste atenção em: Na fotografia e na triha sonora, muito bem trabalhadas por Larry Fong e Tyler Bates, respectivamente
Por que ver: Porque Alan Moore é gênio e a humanização dos super-heróis é muito interessante
Título Original: "Watchmen"
Distribuição: Warner Bros. Pictures e Paramount Pictures
Estúdio: Warner Bros. Pictures / Paramount Pictures / DC Comics / Lawrence Gordon Productions / Legenday Pictures
Direção: Zack Snyder
Roteiro: Alex Tse e David Hayter, baseado em graphic novel de Alan Moore e Dave Gibbons
Produção: Lawrence Gordon, Lloyd Levin e Deborah Snyder
Trilha Sonora: Tyler Bates
Fotografia: Larry Fong
Direção de arte: François Audouy, Helen Jarvis e James Steuart
Figurino: Michael Wilkinson
Elenco: Malin Akerman, Billy Crudup, Matthew Goode, Jackie Earle Haley e Patrick Wilson
Watchmen é MUITO tri!
ResponderExcluir