segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Sherlock Holmes - O Filme
Filme baseado no brilhante personagem criado por Sir. Arthur Conan Doyle, conta com Robert Downey Jr. no papel principal e Jude Law como seu braço direito Dr. Watson. Tive de pensar muito se consideraria este um filme (Y) ou um filme (N). O longa conta um dos diversos casos solucionados por Sherlock Holmes, o melhor detetive de toda Inglaterra. Antes de ser lançado em 2009, o filme era um dos mais aguardados do ano. Infelizmente, não correspondeu às espectativas da maioria. Digo isso porque aqueles não-familiarizados com o Holmes dos livros provavelmente aprovaram a daptação, mas os amantes da obra de Conan Doyle (me inclua nessa), não. O diretor Guy Ritchie tentou inventar um Sherlock "versão 2.0", dando mais ação ao personagem, mas o tiro saiu pela culatra e o detetive acabou desconfigurado. As caracteristicas principais, como o alto poder de dedução, foram levados ao longa, mas Holmes nunca foi um grande lutador. A escolha do ator para a interpretação também não foi a mais acertada. Não que Robert Downey Jr. seja um ator limitado, muito pelo contrário, o Globo de Ouro está aí para provar. O problema é que RDJ não é dos homens mais altos e magros do mercado. Holmes, segundo Dr Watson caracterizava nos livros, era um homem alto, magro e dono de um rosto fino. O total contrário do ator. Mas ele revela porque fora escolhido para o papel; É um ator dono de um dos maiores carismas do cinema mundial atual e essa é uma característica do detetive londrino.
Quem está perfeito no papel é Jude Law, interprete do companheiro Dr. Watson. Desde que vi o filme, comento a minha insatisfação por ele não ter nem sequer concorrido ao Globo de Ouro como Melhor Ator Coadjuvante. As cenas de Wtason e Holmes juntos rendem boas risadas e deixam aquela pulga atrás da orelha de quem quiser sobre a sexualidade dos dois. Particularmente, não tenho e nem quero ter uma opinião sobre o assunto. O que me interessou foi a ótima incorporação de Law em seu personagem, mais um bom trabalho deste que é um dos melhores atores ingleses da atualidade.
Em suma, "Sherlock Holmes" é uma boa diversão para as férias. Se tu és um fã do detetive, é apenas isso que significa: Um bom e divertido filme pra levar sua namorada no cinema. Não é aquilo que nós, servos de Holmes, achávamos que seria. Se tu não sabes que é o cara, assite que as cenas de ação são bem feitas. Mesmo que ilusórias no contexto geral.
Preste atenção em: Nas técnicas de dedução de Sherlock Holmes e na divertida relação dele com seu leal companheiro Dr. Watson.
Por que ver: Porque Holmes é Holmes. Até mesmo desconfigurado.
Ficha Técnica
Nome Original: "Sherlock Holmes
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Mark Strong, William Hope, Rachel McAdams, Kelly Reilly
Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Guy Ritchie, Anthony Peckham, Mike Johnson e Simon Kinberg
Produção: Susan Downey, Dan Lin, Joel Silver, Lionel Wigram
Estúdio: Warner Bros.
Origem: EUA, Reino Unido, Austrália.
Nota: 7,6
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este filme não é baseado no livro. Não tem como, aquilo não é Sherlock Holmes!
ResponderExcluir