terça-feira, 22 de junho de 2010
"Kick-Ass" realmente chuta bundas!
Desculpem, não consegui esperar estreiar em Pelotas.
Cansado de ser invisível em sua escola, o adolescente Dave resolve pôr em prática aquilo que todo jovem nerd sonhou pelo menos uma vez na vida: Ser um super-herói. Porém ele não imaginava que, juntamente com o reconhecimento, vêm as responsabilidades e perigos de ser um justiceiro. Juntamente com Hit-Girl, o Kick-Ass agora precisa combater o crime, como todo super-herói que se preze.
Ultimamente, os filmes de super-heróis têm se tornado um pouco "mauricinhos". Não que isso seja uma crítica, "Homem de Ferro 2", por exemplo, é muito bom. O fato é que não se arriscava muito. Era simplesmente o mocinho que batia no vilão, pegava a mocinha e ia embora com sua consagração. Eis que surge Matthew Vaughn com seu "Kick-Ass", falando não somente do lado glamouroso do justiceiro da sociedade. Fazendo uma crítica a esses filmes, o diretor coloca um jovem nerd que tem em sua mente apenas as coisas boas em ser um super-herói: O reconhecimento entre os seus contemporâneos, a possibilidade de bater em todo mundo, etc. Porém, dando um tapa na cara da caretice moderna, coloca o garoto em situações reais , mostrando que ser um herói respeitado não é tão fácil.
Sobre a violência presente no filme, pela qual Vaughn vem sendo duramente criticado, acredito que é a tal caretice tentando responder ao golpe que sofreu. O diretor trabalha com uma sofisticação à la Quentin Tarantino em seu filme. Dá aquela adrenalina gostosa, mas ao mesmo tempo é extremamente sutil. Segundo ele, todas as empresas que receberam propostas para patrocinarem o filme recusaram por não quererem ter seu nome vinculado a imagem do filme exatamente por ele ser politicamente incorreto devido ao alto índice de violência. Assim, EU comrparia na hora um produto que estivesse pouco se lixando para o lance de o filme ser violento, mostraria atitude da marca. Meio que agora não vou mais comprar tênis Timberland porque a produção teve que pintar o sapato do Kick-Ass por cima do logo no filme e sei que não serei o único. O tiro saiu bem violento pela culatra. Assim, sem dinheiro de investidores e apoio de estúdios, com certeza o projeto ficou mais difícil de ser executado, mas, mesmo assim, está impecável e encantador. Azar de quem não quis ter seu nome vinculado. O fato da atriz Chloë Moretz, de apenas treze anos, particopar de diversas cenas de luta, além de carregar armas para cima e para baixo, sim, pode ser just a little bit condenável, mas, segundo a própria atriz, ela teve um treinamento individual de como controlar uma arma, para não ferir a si e aos outros. E, em termos legais, é preciso retificar que os pais de Chloë estavam 100% cientes das cenas da filha no filme. Em termos pessoais de minha opinião, a menina é extremamente talentosa, DEIXA A MENINA TRABALHAR.
Sobre as atuações, duas chamam extremamente a atenção: Nicholas Cage e a já citada Chloë Moretz. O primeiro quem me conhece sabe de todas as restrições que tenho a respeito dele. Acho um ator frio na maioria de seus papéis, mas em "Kick-Ass", Cage surpreende pelo carisma de seu personagem, o Big Daddy. Fã assumido de quadrinhos, o ator se inspira claramente em Adam West e funciona como há muito não funcionava. Atuou com o coração, como há muito não atuava. Sobre Chloë Moretz, fico até sem palavras. Que talento em apenas treze anos! A menina consegue atuar com personalidade sem parecer aquelas crianças que tentam ser adultos. Já havia me surpreendido com suas poucas cenas em "(500) Dias com Ela" e tenho que dizer; já é uma das minhas atrizes prediletas, por ter um potencial de carisma gigantesco. Não há como falar de Kick-Ass sem falar na Hit-Girl, a garota é indescutivelmente o grande destaque da produção, lembrando muito a Noiva de "Kill Bill", de Quentin Tarantino (olha ele aí de novo!). É uma promessa de grande diva do cinema no futuro. Guardem esse nome: Chlöe Moretz!
"Kick-Ass" faz um bem danado para as adaptações de HQ's. É corajoso, faz pensar e mostra toda a pancadaria que o público para qual o filme fala quer ver. FODA DEMAIS!
Ficha Técnica
Direção: Matthew Vaughn
Roteiro: Matthew Vaughn, Jane Goldman, Mark Millar
Elenco: Aaron Johnson, Chloe Moretz, Nicolas Cage, Mark Strong, Christopher Mintz-Plasse, Clark Duke, Evan Peters, Lyndsy Fonseca, Jason Flemyng
Nota: 9,5
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário