domingo, 20 de junho de 2010

Toy Story > Shrek



Os criadores dos adorados filmes Toy Story voltam a abrir a caixa de brinquedos e levam o público de cinema de volta ao adorável mundo de Woody, Buzz e nossa gangue favorita de brinquedos-personagens em "Toy Story 3". Enquanto Andy se prepara para ir para a universidade, Buzz, Woody e seus leais brinquedos estão preocupados com o futuro incerto. Dirigido por Lee Unkrich (codiretor de Toy Story 2 e Procurando Nemo), "Toy Story 3" é uma nova aventura cômica em Disney Digital 3D™ que leva os brinquedos para uma sala cheia de crianças selvagens que mal podem esperar para botar seus dedinhos nesses “novos” brinquedos. O caos está formado quando eles tentam ficar juntos e garantem que “nenhum brinquedo será deixado para trás”. Enquanto isso, Barbie fica cara a cara com Ken (sim, aquele Ken).
"Olha o Andy!", gritou uma menina na hora em que o agora universitário apareceu pela primeira vez na continuação da história dos brinquedos animados. Essa frase da pequena espectadora traduz com perfeição o porquê de "Toy Story" ser a melhor e principal franquia do Cinema de Animação feita até hoje. Não somente pelas altas qualidades técnicas dos três filmes, mas também por uma caracteristica que separa os grandes dos geniais filmes: A capacidade de se tornar inesquecível. "Shrek" pode ter sido muito mais lucrativa - embora o último filme, "Shrek Para Sempre", ter passado longe daquilo que os engravatados do Cinema esperavam -, mas, daqui uns vinte ou trinta anos, Buzz Lightyear e o Cowboy Woody estarão ainda na memória das pessoas, enquanto o ogro verde não é carismático a esse ponto. Aí entramos mais uma vez na rivaldiade Pixar - DreamWorks; enquanto a primeira lançou, entre 2009 e 2010, dois filmes que se tornarão clássicos ("Up - Altas Aventuras" e "Toy Story 3"), a segunda seguiu preocupada com as bilheterias e mostrou-nos "Tá Chovendo Hambúrguer" para ser concorrente do longa sobre o velhinho que sai em busca de aventuras e "Sherk Para Sempre" tentando fazer frente aos simpáticos brinquedos de Andy. O tiro saiu pela culatra e, além de "fracassos" de bilheteria, a DreamWorks amargurou severas críticas a seu tipo de Cinema.
Deixando de lado a parte burocrática dos bastidores das animações, resta-nos falar sobre as qualidades específicas de "Toy Story 3". Não vi o filme em 3-D, mas meus informantes (ui.) já informaram-me que a tecnologia foi utilizada muito mais para aumentar a sensação de profundidade do que para jogar coisas na cara do cidadão. Desta forma, está impecável. Também pudera, o filme foi pensado para o 3-D e filmado desta forma, assim como "Avatar" foi, e não passado para 3-D, como feito com o #fail "Fúrias de Titãs". Não só por estas razões a continuação da saga dos brinquedos de Andy DEVE ser vista em três dimensões (se tu não moras em Pelotas, né); os óculos são imprescindíveis para disfarçar o choro quase inevitável em algumas cenas.
Sobre os personagens novos, eles se encaixaram perfeitamente na trama. Destaques para Barbie e Ken, que arrancam risadas desde a primeira cena em que aparecem juntos. Os outros novatos apresentados previamente pela produção tiveram participação just a little bit discreta, com poucas falas. O porco-espinho Mr. Princklepants, por exemplo, tem grande poder cômico e poderia ser melhor aproveitado. Já o Bebê dá aquela sensação de óbvio e "bem bolado, cara", outro grande acerto da produção.

Prepara o lenço, "Toy Story 3" te fará chorar de emoção e de rir.

Ficha Técnica
Direção: Lee Unkrich
Roteiro: Michael Arndt, Joh Lasseter, Andrew Stanton e Lee Unkrich
Elenco: Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, Don Rickles, Wallace Shawn, Estelle Harris, John Ratzenberger, Ned Beatty, Michael Keaton, Kristen Schaal, Blake Clark, John Morris, Laurie Metcalf, Jodi Benson, Timothy Dalton, Jeff Garlin, Whoopi Goldberg, Bonnie Hunt, R. Lee Erme

Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário