segunda-feira, 8 de março de 2010

Oscar 2010 - Os Vencedores



No provável Oscar mais emblemático dos últimos anos, "Guerra ao Terror" teve a honra sagrar-se o grande vencedor da noite. Emblemático por representar a batalha travada entre as super-produções megamilionárias (representadas pelo arrasa-quarteirão "Avatar") e os independentes (como o filme de Kathryn Bigelow). Também no Cinema, Davi venceu Golias. Mas esse Davi não é tão franzininho assim, fora considerado, ainda no ano passado, o fime do ano pelos críticos de todo o mundo, assim como, esse Golias não é tão gigante. "Avatar" venceu o que merecia, Direção de Arte e Efeitos Visuais e ainda roubou a Melhor Fotografia de "Guerra ao Terror". É um bom filme, mas não passa disto pelo simples fato de ter um roteiro fraco (tanto que este nem concorreu). James Cameron trabalhou em cima da saga dos homens azuis em Pandora durante dez anos. Grande Diretor que é, deveria ter dado mais atenção àquela parte que é a alma de um longa: Uma boa história a ser contada. "Guerra ao Terror", visto assim de cima, também não tem um roteiro excepcional. Mas é a forma com que é tratado pela excelente Kathryn Bigelow o grande triunfo que rendeu o Oscar nesse quseito - também. A premiada diretora conseguiu montar um filme sobre guerra quase sem batalhas, mostrando principalmente o lado humano dos combatentes americanos no Iraque. Além de cuidar meticulosamente do roteiro, a ex-mulher de James Cameron também reservou muito tempo para decidir os tipos de câmeras e a trilha utilizada nas poucas cenas de batalhas. O resultado foi extremamente positivo, com filmagens parecendo terem sido feitas pelos próprios combatentes e, em cenas de maior tensão, a ausência de trilha alguma ajuda a aproximar o espectador do personagem. É bem verdade que nos últimos dias recebeu acusações de não tratar com realidade as bombas utilizadas no Iraque, mas já era tarde, o prêmio era do Cinema Independente.
Quanto aos prêmios para os atores, nenhuma surpresa. Sandra Bullock, que no sábado havia ganho o prêmio de Pior Atriz no Framboesa de Ouro, teve sua atuação premiada por "Um Sonho Possível", desbancando a veterana e sempre favorita Maryl Streep. Jeff Bridges confirmou o grande favoritismo e venceu Morgan Freeman na disputa por Melhor Ator. O triunfo de Bridges foi encontrar, aos 60 anos, o personagem de sua vida, mostrando que está sempre se renovando. Já o interprete de Nelson Mandela no sofrível "Invictus", não mostra nada de novo nesse que era pra ser o papel mais importante de sua longa e vitoriosa carreira. Quanto aos "Coadjuvantes", foram premiadas duas atuações dignas de marco na História. Mo'Nique, uma comediante stand-up, interpretou o papel de uma mãe violenta no dramalhão "Preciosa" e levou pra casa o mais que merecido prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. Assim como o Melhor Ator Coadjuvante Christoph Waltz, o inesquecível General Hans Landa de "Bastardos Inglórios". O filme sobre o grupo de americanos decididos à exterminar os nazistas pode ter sido muito bem conzudido por Quentin Tarantino e ter seu personagem principal, o Tenente Aldo Raine, muito bem interpretado por Brad Pitt, mas quem roubou a cena mesmo foi Waltz que, em sua estreia, ganhou nada mais nada menos que TODOS os prêmios do ano como Melhor Ator Coadjuvante.
Foi, sem dúvida, um Oscar muitas vezes melhor que o do ano passado e, provavelmente, um dos melhores e mais imprevisíveis da história da premiação. A goleada de seis a três de "Guerra ao Terror" pra cima de Avatar deve trazer novas velhas reflexões entre os cineastas do mundo inteiro: O que é melhor? Uma super-produção riquíssima e que se torna uma grande bilheteria, ou uma produção independente que leva prêmios de Melhor Filme por onde passa?

Segue a lista de vencedores. Comentários são bem-vindos sobre justiça - ou não - nos prêmios.

Melhor Filme: "Guerra ao Terror"
Melhor Direção: Kathryn Bigelow, por "Guerra ao Terror"
Melhor Atriz: Sandra Bullock, por "Um Sonho Possível"
Melhor Ator: Jeff Bridges, por "Coração Louco"
Melhor Filme Estrangeiro: "O Segredo de Seus Olhos", da Argentina
Melhor Montagem: "Guerra ao Terror"
Melhor Documentário: "The Cove"
Melhores Efeitos Visuais: "Avatar"
Melhor trilha sonora: "Up - Altas Aventuras"
Melhor Fotografia: "Avatar"
Melhor mixagem de som: "Guerra ao Terror"
Melhor Edição de Som: Guerra ao Terror"
Melhor Figurino: "The Young Victoria"
Melhor Direção de Arte: "Avatar"
Melhor Atriz Coadjuvante: Mo'Nique, por "Preciosa"
Melhor Ator Coadjuvante: Christoph Waltz, por "Bastardos Inglórios"
Melhor Roteiro Original: "Guerra ao Terror"
Melhor Roteiro Adaptado: "Preciosa"
Melhor Maquiagem: "Star Trek"
Melhor Animação: "Up - Altas Aventuras"

2 comentários:

  1. Leon, impressionei com a tua "combinança" com a Academia! Gostasse de todas as premiações? Uhn

    eu vi pela primeira vez um Oscar inteiro (não tinha que acordar cedo no outro dia) e confesso que só fiquei felicíssima com a premiação de Up - Altas Aventuras. Foi um filme que de fato eu vi (assim como Avatar, mas só também) e que eu realmente gostei da trilha sonora no piano... longe de ser a melhor animação, mas é bastante engraçadinho... e a música não deixa NADA a desejar.

    Para uma coisa esse Oscar serviu: verei Guerra ao Terror!

    ResponderExcluir
  2. poxa, não tem como não concordar com as premiações de guerra ao terror, up e christoph waltz! e avatar mereceu o prêmio que ganhou. combinei, com muito orgulho, com a academia.

    ResponderExcluir