quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Amor sem Escalas
Baseado no livro de Walter Kirn, o filme conta a história de Ryan Bingham (George Clooney), um homem com um emprego um tanto quanto peculiar: Ele viaja os EUA demitindo pessoas para empresas que, segundo ele, não têm coragem de fazê-lo. Sem se importar com o fato de não ver a famílai há muito tempo, Ryan passa quase todo o ano entre os aeroportos americanos e dorme quase sempre em hotéis. Além de seu emprego fixo, também dá palestras onde tenta convencer os espectadores da teoria de que tudo que é necessário cabe dentro de uma mochila. É também membro de quase todos os clubes de fidelidade existentes e, por viajar muito, está próximo daquele que é seu grande sonho: Alcançar uma marca que apenas sete pessoas conseguiram; 10 milhões de milhas voadas. Todo o seu método de vida é modificado quando seu chefe resolve, concenvido pela novata Nathalie, por medidas de economia, transformar o negócio em demissões por vídeoconferências, o que acabaria com os planos de Ryan chegar às tão sonhadas 10 milhões de milhas voadas. Ele propõe então que Nathalie viaje com ela como estagiária, para convencê-la da necessidade de demissões "ao vivo". Acontece que a novata acaba tocando o coração de Ryan, que resolve criar um lar com Alex, uma mulher com seu mesmo modo de vida, além de se reaproximar de suas duas irmãs.
Sem dúvidas, "Amor sem Escalas" é um dos filmes mais inteligentes do saboroso ano de 2009 no cinema. Ao contrário de James Cameron e seu "Avatar", que investiu nos efeitos especiais, o diretor Jason Reitman (o mesmo do premiado e aclamado "Juno"), resolveu concentrar as atenções no roteiro, deveras esquecido na saga dos homens azuis, e, principalmente nos diálogos, grande destaque do filme. Isto se evidencia na maravilhosa relação de Nathalie e Ryan, com suas discussões sobre casamentos e filhos. Por falar nisso, quem lembra de Anna Kendrick como a amiga de Bella em "Crepúsculo"? A garota amadureceu e foi capaz de formar uma dupla extremamente competente com o grande George Clooney, ator mais uma vez genial.
"Amor sem Escalas" é ousado e original, abordando pontos que a princípio parecem clichês, mas que surpreendem o espectador, falando sobre a solidão urbana cada vez mais comum nas cidades do século XXI. Marca das produções de 2009.
Preste atenção em: Na jovem Anna Kendrick, que não se intimidou em formar dupla com o consagrado George Clooney e mostrou muita segurança. Segurança esta que lhe rendeu uma indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro.
Por que ver: Jason Reitman errou na forma como conduziu Juno quando fez parecer que ter um filho na adolescência é fácil. Parece ter tentado se redimir em "Amor sem Escalas" e conseguiu. O longa é criativo como o anterior trabalho do diretor, mas é extremamente bem conduzido por ele.
Ficha Técnica
Nome Original: "Up in the Air"
Elenco: George Clooney, Anna Kendrick e Vera Farmiga
Direção: Jason Reitman
Roteiro: Jason Reitman e Sheldon Turner, baseado em livro de Walter Kirn
Produção: Jeffrey Clifford, Daniel Dubiecki, Ivan Reitman e Jason Reitman
Distribuição: Paramount Pictures / UIP
Nota: 9,6
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário