segunda-feira, 3 de maio de 2010

"Homem de Ferro 2" não vai decepcionar a ninguém

Depois que o mundo inteiro descobre a "vida dupla" do bilionário Tony Stark, ele passa a ser pressionado pelo governo, pela imprensa e pelo público em geral para que ele revele e divida sua tecnologia com as forças armadas. Contrário à ideia de abrir mão de sua invenção, o Homem de Ferro, juntamente com Pepper Potts e James Rhodes, vai formar novas alianças e enfrentar perigosos inimigos.
Atenção você jovem nerd que, assim como eu, estava fazendo contagem regressiva para a estreia da sequência do herói mais badalado, rico e gente fina dos últimos tempos: Não vá pensando que o filme é AWESOME PORRA. Não. Não é. Algumas cenas do trailer nem estão no filme, inclusive. Porém, também não decepciona. É, simplesmente, aquilo que um filme sobre um herói de HQ se propõe: Mostrar o cara batendo em todo mundo. A verdade é exatamente essa: O filme não é aquela coisa fantástica que os grandes fãs estavam esperando, mas, na verdade, quem está errado são estes últimos, porque, afinal, é uma adaptação de HQ! Não serve pra se tornar um clássico, serve para ver seus heróis favoritos batendo em seus vilões igualmente adorados.

O filme tem as suas qualidades plásticas como uma fotografia legal e um cenário acima da média, além de cenas de lutas BEM boas. Também acerta no humor, dá pra rir bastante, se tu és do público certo para as piadas. Vocês, fãs de Vampiros e/ou Chapeleiros Malucos, esqueçam essa parte. Algumas piadas são de senso comum e em certas cenas existe até um certo tom pastelão, mas, em suma, a maioria é "interna". Outro ponto que reforça a sequência é o carisma dos atores. Principalmente Robert Downey Jr. (consagrado como ator megacarismático) e, surpreendentemente, Gwyneth Paltrow, acostumada a personagens frios como a Margot de Os Excêntricos Tenenbaums. Aliás, em termos de atuação, a loira ganha fácil de Scarlett Johansson. O personagem da última, a Viúva Negra, foi extremamente mal-aproveitado e isto atrapalhou a atuação da moça, fazendo-a parecer um tanto quanto fria em seu trabalho.

Falando sobre os pontos negativos, é inevitável falar do fraquísismo roteiro. O primeiro filme, responsável por apresentar o Homem de Ferro para o grande público, acertou a mão e conseguiu alcançar seus objetivos, enquanto a continuação se preocupou demasiadamente em passar a imagem do herói como O CARA, esquecendo dos outros personagens tão importantes quanto. Além disso, não conta como um acerto, também, a ideia de duas histórias sendo contadas ao mesmo tempo. Nenhuma das duas teve força e ambas se mostraram bastante vagas ao público.

Em suma, "Homem de Ferro 2" é um filme que cumpre seus objetivos: Contar uma passagem na vida de um super-herói de HQ. E não pensem que "comprir seus objetivos" é algo pejorativo. Muitos filmes tentaram fazer mais que o arroz-com-feijão e não conseguiram nem dizer a que vieram. O problema é que a história de Tony Stark poderia ir mais além, o personagem dá essa chance ao diretor. Um desperdício de super-herói que vale a pena assistir.

Ficha Técnica
Nome Original: Iron Man 2
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Justin Theroux
Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Mickey Rourke e Scarlett Johansson e Don Cheadle.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário