Nesse filme, presenciamos o ápice da abordagem sobre uma das temáticas mais presentes na filmografia do diretor dinamarquês Lars von Trier, o juízo moral.
Influências diretas do movimento Dogma 95, são vistas claramente, tais quais, o filme se passa na ausência de um cenário propriamente dito, em tempo integral, o que pode gerar estranheza, mas é fundamental no processo de interpretação da obra, e não ocorrem deslocamentos geográficos.
O filme é divido em um prólogo e nove capítulos, começando com a apresentação, por meio de um narrador onisciente, e constantemente presente, de poucos moradores, que como o é narrado, apresentam defeitos facilmente perdoáveis, de uma pacata e pobre cidade estadunidense (fictícia), chamada Dogville. Mas a história em si começa, quando Thomas Edison Jr. (Paul Bettany), um dos moradores da cidade, conhece Grace (Nicole Kidman), enquanto essa foge de mafiosos, e lhe abriga na cidade, provisoriamente, até um plebiscito ser realizado, decidindo se ela ficará, se o sim for unânime, ou não.
O final, apoteótico, cria uma conexão direta com o espectador.
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