segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Sete Vidas


Reencontrando os produtores de “À Procura da Felicidade”, longa que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator em 2008, Will Smith vive, em seu novo trabalho, um homem que sai em uma jornada de redenção salvando a vida de sete desconhecidos. Tim (Will Smith) decide por essa jornada com o motivo de se livrar do sentimento de culpa que o domina desde um acidente automobilístico fatal para sete pessoas, incluindo sua mulher, do qual ele se julga culpado. Decide então se passar por Ben Thomas, seu irmão agente da Receita Federal, com a intenção descobrir pessoas que necessitam de seus cuidados e de terem suas vidas salvas por ele.

O filme começa com uma ótima tirada, anunciando que a qualidade do filme será elevada. E não deixa por menos. Will Smith realmente acertou em trocar os filmes de ação e comédia pelo drama, o ator norte-americano consegue, com seus olhos, sempre carregados de emoção, prender a atenção do espectador do início ao fim.

O texto se revela também de primeira, com tiradas firmes e emocionantes. Emoção, essa, que não fica apenas no texto. O roteiro também emociona. E na medida certa, o que dá mais beleza ao longa. Talvez o filme peque apenas em não conseguir se livrar do romance. Além da emoção, a história também se torna pensante, fazendo com que o espectador reflita sobre a mesma durante e depois de assistir ao filme, tratando com sensibilidade um tema muito polêmico e importante da atualidade.

Ficha Técnica:

Titulo Original: Seven Pounds

Gênero: Drama

Direção: Gabriele Muccino

Roteiro: Grant Nieporte

Distribuição: Columbia Pictures

Elenco: Will Smith, Rosario Dawson, Woody Harrelson e Barry Pepper

Nota: 8

PS: Agradecimento à Clara, que me indicou o filme.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dogville

Nesse filme, presenciamos o ápice da abordagem sobre uma das temáticas mais presentes na filmografia do diretor dinamarquês Lars von Trier, o juízo moral.

Influências diretas do movimento Dogma 95, são vistas claramente, tais quais, o filme se passa na ausência de um cenário propriamente dito, em tempo integral, o que pode gerar estranheza, mas é fundamental no processo de interpretação da obra, e não ocorrem deslocamentos geográficos.

O filme é divido em um prólogo e nove capítulos, começando com a apresentação, por meio de um narrador onisciente, e constantemente presente, de poucos moradores, que como o é narrado, apresentam defeitos facilmente perdoáveis, de uma pacata e pobre cidade estadunidense (fictícia), chamada Dogville. Mas a história em si começa, quando Thomas Edison Jr. (Paul Bettany), um dos moradores da cidade, conhece Grace (Nicole Kidman), enquanto essa foge de mafiosos, e lhe abriga na cidade, provisoriamente, até um plebiscito ser realizado, decidindo se ela ficará, se o sim for unânime, ou não.

O final, apoteótico, cria uma conexão direta com o espectador.

  • Ficha técnica

  • Título original: Dogville
  • Gênero: Drama
  • Duração: 02 hs 57 min
  • Ano de lançamento: 2003
  • Estúdio: Canal+ / 4 1/2 / Alan Young Pictures / Det Danske Filminstitut / Edith Film Oy / Film i Väst / Hachette Première / Isabella Films B.V. / J&M Entertainment / KC Medien AG / Kushner-Locke Company / Kuzui Enterprises / Liberator Productions
  • Direção: Lars von Trier
  • Roteiro: Lars von Trier
  • Produção: Vibeke Windelov
  • Fotografia: Anthony Dod Mantle
  • Figurino: Manon Rasmussen
  • Edição: Molly Marlene Stensgard
  • quarta-feira, 25 de novembro de 2009

    Crepúsculo


    Olá, amiguinhos! Quando eu, juntamente de @Dublinenses tive a ideia de criar este maravilhoso blog, logo me veio a cabeça falar dessa nova onda entre adolescentes estúpidas entre 12 e 30 anos: Crepúsculo. Antes de tudo, eu vou contar pra vcs mais ou menos o que é essa coisa: Menina sai da cidade grande para uma cidade pequena, onde CONHECE E SE APAIXONA POR UM VAMPIRO. Mas, isso não é o mais q da trama: O VAMPIRO NÃO TASCA UMA MORDIDA NELA. E vocês perguntam: Por quê? E eu respondo: PORQUE ESSE FILME É FEITO PRA MENININHAS BABACAS e estas querem ver um cara fedorento metido a gostosão e depois entrarem na comunidade dele no orkut.
    Mas nos concentremos no filme: Ele é uma merda. Mas é ESPECIFICAMENTE muito merda no momento em que uma família de vampiros se junta para jogar BASEBOL. Não satisfeita em fazer vampiros praticarem esportes, a autora do livro (o filme é baseado num livro de mesmo nome) deu CARACTERÍSTICAS aos vampiros no jogo. Por exemplo, o Edward é MUITO VELOZ. CLARO! Tirada sensacional, senhora... autora do livro. Outro lance: O que é o Cam Gigandet fazendo um Volchock de cabelo grande? É incrível como esse cara SÓ sabe fazer papel de malvado metido a machão, MAS, ESSE personagem tem um diferencial: Ele é um vampiro.
    EM SUMA, eu recomendo esse filme para os jovens padawans de 12 anos, porque eu só vou ver a continuação por causa da Dakota Fanning.

    Ficha técnica

    Título Original: Twilight

    Gênero: Drama Juvenil

    Direção: Catherine Hardwicke

    Roteiro: Melissa Rosenberg, baseado em livro de Stephenie Meyer

    Fotografia: Elliot Davis

    Trilha Sonora: Carter Burwell

    Distribuição: Summit Entertainment / Paris Filme

    Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Cam Gigandet, Billy Burke e Peter Facinelli

    terça-feira, 24 de novembro de 2009

    Nozes

    Já desenrolado o tapete vermelho de apresentações da festa do Oscar, na postagem do Leon, junto da cobertura ao vivo em mais de 24 twitters (grande número se comparado a festa cinematográfica de segunda linha, que leva o mesmo nome do blog), pouco mais precisa ser dito.

    Discussões, listas, sugestões, problemas sexuais e variados, serão muito bem-vindos, se situados cinematograficamente.

    Minha mão santa entra em funcionamento nas terças e quintas.

    As árveres somos nozes.

    segunda-feira, 23 de novembro de 2009

    Pilot

    Eaí, galerinha caucasiana! Entra no vento mais uma grande fonte de informação e cultura para VOCÊ! O blog "Festa do Oscar" falará sobre cinema com uma perspectiva DIFERENCIADA (ou não). Eu explico o PORQUÊ: Eu e Thiago Rodrigues, mais conhecido como @Dublinenses, vamos dar dicas, além de filmes ótimos dos irmãos Coen, de filmes losers que não merecem ser vistos por vocês, jovens padawans.
    Tentando SINTETIZAR tudo que foi decidido em uma reunião extraordinária, a gente decidiu por criar esse blog porque estávamos cansados dessa gente descolada vendo filmes bestinhas e queremos criar a nossa própria ditadura cinematográfica. Enós temos CACIFE pra isso, porque eu, o grande Leon Sanguiné, estudo comunicação na UCPel, tenho um pai que compra mil filmes piratas por mês e uma locadora quase na esquina de casa e já escrevi um blog inteirinho sobre cinema, mas que não fez sucesso com a grande MASSA e acabou sendo excluído da blogosfera. Já o Thiago está acabando o ensino médio e ingressará na faculdade de cinema (universidade ainda não escolhida) e tinha um blog com sua queridíssima senhora Marina Reis falando exatamente do que? CINEMA. Então, ninguém melhor que a gente pra dizer que filmes os jovens padawans devem ver e quais eles devem vomitar em cima depois de beber Fanta Uva.
    Pra isso aqui não virar uma baderna total, a gente separou por dias para cada um postar. Dentro deles, cada um subdividiu quando vai postar um filme FODA PRA CARALHO e quando vai postar um filme UNCOOL. Como a gente não gosta muito de trabalhar, a redação do blog funcionará apenas quatro dias por semana, pelo menos por enquanto. Here we go:

    Segunda: Leon postando uma dica filme (Y)
    Terça: Thiago postando uma dica de filme (N)
    Quarta: Leon postando uma dica de filme (N)
    Quinta: Thiago postando uma dica de filme (Y)

    Se o jovem padawan que está lendo isso tem mais de dois neurônios e consegue juntá-los, já pode perceber que nesta terça teremos a estreia propriamente dita do blog, por Thiago Rodrigues. Então é isso, galerinha jovem desse mundão. A gente se vê por aí. #abs

    Obs: Pra quem é n00b e não percebeu, "(Y) é o sinal de positivo no msn, então isso significa dica de filme FODA PRA CARALHO e o "(N) é o negativo, logo, serve para filmes babacas.

    Obs 2: Vocês podem nos seguir no Twitter aqui e aqui